Cursos Livres

Fatos e Atos de um 3º ano

Lembro-me de um certo dia, que tive que entrar numa sala do 3º ano do colegial. Ainda lembro que até havia me sentido mais aliviado, pois sempre acreditei que o 3º ano se tinha mais alunos compreensivos. Pena que Errei.

Naquele dia, após entrar na sala de aula, todos os alunos me mediram, da cabeça aos pés. E no tempo exato de andar da porta até a mesa do professor, eles aviam se virado, e formado um circulo extremamente extenso com cerca de 80% dos alunos da sala, e começaram a jogar um jogo de cartas chamado policia e ladrão. Naquele dia me espantei, a velocidade que eles se organizaram para algo extremamente inútil, pelo menos dentro da sala de aula. E por mais que eu tentasse modificar a situação, eles resmungavam alguma indignação e expressões semelhantes com: fica frio ai professor. E mesmo passando a matéria referente a aula (lembro que no dia estava substituindo história) ele nem sequer se deram ao trabalho de querer dar alguma atenção.
Nessa situação tive que chamar alguma autoridade maior para tecnicamente fazê-los se por na linha. Sai da sala, e chamei um coordenador, que por acaso, sua sala ficava praticamente ao lado do 3º ano. O coordenador foi até lá. Observou a todos os alunos - estes quando perceberam se levantaram rapidamente e foram até o coordenador para conversar com ele - depois de mais de 30 minutos de aula perdida e agora os alunos relocados em seus lugares. Fazia somente eles me observarem com desprezo e raiva. O que fez com que a aula não rendesse mais nada.

Eu fico impressionado ainda mais com o carater do aluno do 3º ano, eles literalmente acreditam que são estudados o suficiente para ter o poder de te ignorar. Se comportam como se tivessem um rei na barriga. E todos a sua volta (inclusive outros alunos) são somente seus súditos.
Bem é como eu digo cada cabeça há uma sentença, eu não posso obriga-los a estudar.

ps. Esse titulo tirei de um blog de uma amigo meu´. Fatos e atos

3 Response to "Fatos e Atos de um 3º ano"

  1. Anônimo Says:
    25 de fevereiro de 2009 às 12:04

    Vi um post seu na comunidade do orkut "Prof Eventual". Gostaria de parabenizá-lo por este blog

    Já em relação a este artigo, não gosto de dar aulas de eventual para o 3ºE.M, eles são considerados os espertões da escola e já se imaginam formados, pra eles vc não é nada eventual); muitos se recusam a copiar sua matéria, onde simplesmente seria uma aula vaga (de pátio) ou baralho -

    Prefiro ministrar aulas pro Ginásio, pelo menos somos tratados realmente como "professores"

  2. Anônimo Says:
    14 de março de 2009 às 17:57

    Na verdade penso que isso varia muito de escola para escola. Sou professora eventual, minha matéria específica é português e estou cursando ainda. Mas Nem todos são assim. Tenho alguns alunos que me respeitam, quando chego me cumprimentam. Chamo-os até de "meus pézinhos de alface". É claro que nada é perfeito. Muitas vezes quando chego na sala de aula já me perguntam "é professora eventual?" e minha resposta é "-sou professora, eventual ou não, somos professores".
    Mas muito legal esse blog.
    Adoreiiiiii
    bjos e parabéns

  3. Anônimo Says:
    25 de março de 2009 às 17:04

    Eu do aulas há 2 anos e já vivi de tudo dentro das salas de aula nas 6 escolas que lecionei nesse periodo. Já me mandaram tomar no c..... , um vez foi numa turma de 1 Ano de Ensino Médio, a minha sorte é que no exato momento os 2 inspetores de alunos estavam na porta da minha sala e presenciaram, chamaram a diretora, esta por sua vez chamou a ronda escolar que por sua vez NÃO FEZ NADA: Inventaram mil desculpas pra não me apoiar naquela hora e fazer o Boletim de Ocorrência, falaram que eu não era Efetivo e o garoto era menor de idade e etc e tal e apenas deram um susto no Garoto, e eu fiquei com cara de palhaço depois.....
    Graças a Deus não precisarei ficar muito tempo nessa "vidinha".
    Ganhamos mal, somos desrespeitados, ficamos estressados...pra quê?.
    Realemnte o único público ao qual me adequei foi realemnte o Eja- Supletivo, lá sim independente de estar como porfessor da turma ou apenas eventuando sou respeitado e tratado como professor.
    Parabéns Brasil, "País de todos".
    Abraço cara.

Postar um comentário