Cursos Livres

Reforma Ortográfica

Agoram em 2009, a lingua portuguesa mudou, e se alguns alunos achavam que ela era dificil, tecnicamente agora deveria ser mais facil (pena que não acontece assim).

Certas detalhes no nosso idioma vai mudar, o motivo desta mudança, é porque o português será unificado, será falado um só português, no mundo todo.

E se você é como eu que tem alguns problemas com atual português, ai vai algumas dicas do que muda a partir de 2009.

o alfabeto deixará de ter apenas 23 letras, e passará a ter 26, contando com o K,W,Y, que no final das contas, nós já usavamos, só que agora é oficial.

Nunca mais o trema(¨), é abolido de todas as palavras o trema, aquele dois pontinhos em cima de algumas palavras, que convenhamos, ninguem as usava mesmo.

O acento agudo, desaparece nos ditongos abertos "ei" e "oi" da palavras oxitonas por exemplo: apóia - apoia, bóia -boia, jibóia-jiboia ... e assim vai, mais as palavras oxitonas ainda continuam com os acentos. exemplo: herói, papéis ... e etc.

Nao precisamos usar mais o acento circunflexo nas palavras terminadas em "êem" e "ôo", exemplo: zôo - zoo, crêem -creem e por ai vai ...

o acento agudo ou circunflexo que serve para diferenciar algumas palavras não existe mais. exemplo: quer uma pêra?- quer uma pera? - A chuva não pára de cair -a chuva não para de cair.

Sai o Hífem, quando a segunda parte de uma palavra composta começava com "s" ou "r" precisa colocar um hífen para separar. Agora não precisa mais, basta duplicar essas consoantes e a palavra fica só, exemplo: anti-rugas - antirrugas, ultra-som - ultrassom.
também não precisa mais usar o hífen quando o prefixo terminar em vogal com que começa a segunda palavra. exemplo: semiarido, ateontem.
Agora, em palavras compostas que terminam e começam com a mesma vogl, o hífen continua.

E aqui vai um video, para auxilia-los um pouco melhor.



PS. Otimo para professores de lingua portuguêsa comentarem.

0 Response to "Reforma Ortográfica"

Postar um comentário